Esportes da Olimpíada - Atletismo - FC Gols

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

O FC Gols entra no clima olímpico e a partir de hoje traz os esportes do programa olímpico dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro iniciando hoje uma série que vai apresentar os esportes do programa, os locais e os brasileiros na disputa. E pra começar o atletismo.

O atletismo reúne três modalidades: corridas, saltos e arremessos. Presente nos Jogos Olímpicos da antiguidade e desde a primeira edição da era moderna o atletismo é o mais nobre esporte dos jogos. As provas são disputadas em estádios, à exceção da maratona que é disputada nas ruas.

Provas de pista:

  • Rasas: Disputadas em curtas distâncias são as mais velozes. As distâncias são de 100 (a prova mais rápida do mundo), 200 e 400 m. E ainda tem os 110 m com barreiras 
  • Médio fundo: Estas são provas para quem tem fôlego e as distâncias variam de 800 à 1500 m. As corridas de 3000 metros são feitas com obstáculos. 
  • Fundo e longas distâncias: São corridas para super homens. Provas mais longas onde a resistência física é fundamental. 5000 e 10000 metros são as provas mais comuns. 
  • Maratona: A prova que encerra os jogos olímpicos e tem sua origem na Grécia antiga quando o soldado Fidípedes percorreu 42 quilômetros até Atenas para anunciar a vitória grega sobre os persas. A distância oficial é de 42.195 m e vigora desde os jogos de Londres em 1908. 
Provas de campo:

  • Arremessos: São quatro as provas. Arremesso de peso, arremesso de dardo, lançamento de disco e lançamento de martelo. São disputadas em áreas delimitadas por círculos e os competidores tem várias tentativas e vence quem obtiver a melhor marca. 
  • Saltos: São disputadas em dois tipos: vertical e horizontal. No salto vertical as modalidades são o salto em altura e o salto com vara. As provas horizontais são o salto em distância e o salto triplo. No salto em altura os competidores realizam várias tentativas com o objetivo de saltar mais alto sem encostar no sarrafo, da mesma forma no salto com vara. Nas provas de salto em distância e salto triplo os saltadores pegam impulso e correm até uma faixa delimitadora que delimita o salto. O corredor que passar além da faixa tem seu salto considerado queimado e a aterrissagem é feita em uma caixa de areia. Vence quem saltar mais alto. 
Provas combinadas:
As provas combinadas existentes são o heptatlo (para mulheres) e decatlo (para homens). Essas duas provas são disputadas em dois dias e apontam o mais completo atleta capaz de correr, arremessar e saltar ao mesmo tempo. 

A pista:


A pista de atletismo tem oito raias com espaço de 1,22 m entre elas, largura de 10 m e seu comprimento é de 400 metros de extensão com duas retas e duas curvas. Todas as pistas tem de ser feitas com material sintético emborrachado.

Os locais do atletismo nos jogos olímpicos Rio 2016:


As competições vão acontecer no Estádio Olímpico Nilton Santos no bairro do Engenho de Dentro. O Engenhão foi inaugurado em 2007 e foi sede do atletismo nos Jogos Pan Americanos do Rio. O estádio passou por uma reforma na cobertura que apresentou problemas estruturais em 2013 e foi fechado. No começo deste ano a pista foi trocada e a reforma da cobertura foi concluída. O estádio está arrendado ao Botafogo e é de propriedade da prefeitura. No Pontal haverá a largada e a chegada da marcha atlética e a maratona terá a largada e a chegada no Sambódromo do Rio na Marquês de Sapucaí. 

O astro:


O jamaicano Usain Bolt é a grande atração dos jogos. Bicampeão olímpíco nos 100 e 200 m rasos ele vem ao Brasil apesar de passar por um susto na seletiva no início deste mês,mas está garantido para tentar o tricampeonato e já declarou que esta será sua última olimpíada. 

O Brasil nos jogos:


O país terá 67 nomes na disputa das provas. Nossas chances deverão ser no salto com vara com Fabiana Murer, na maratona com Marilson Gomes dos Santos e com Caio Bonfim na marcha atlética de 20 e 50 km. O Brasil ainda vai ter Ana Cláudia Lemos, que quase ficou de fora devido ao doping, mas foi absolvida e vai competir em três provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas